Category Archives: Ipiaú

MST ocupa área da Mirabela mais uma vez

Essa é a terceira ocupação realizada pelo MST na área da mineradora (Foto: Arquivo/Giro Ipiaú)

Pela terceira vez, integrantes do Movimento do Sem Terra (MST) invadiram as terras de propriedade da Mirabela Mineração do Brasil. Com suas atividades de extração de níquel parada desde o ano de 2016, a área invadida é composta de mata atlântica e roça de cacau. Nas outras duas vezes em que o Mirabela teve suas terras ocupadas pelo mesmo movimento, a justiça decidiu pela retirada dos ocupantes. (Amarelinho Notícias com informações do Giro Em Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Jovem de 19 anos é morta a tiros em Ipiaú

Uma jovem de 19 anos foi morta a tiros na noite desse domingo (22), por volta das 20h. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, a vítima estava na porta de casa, no Alto da Carolina, na companhia da mãe, quando foi surpreendida por dois indivíduos numa motocicleta. Um deles sacou a arma e disparou contra a jovem. Thais Souza de Jesus foi atingida por dois tiros, um no tórax e outro nas costas. A vítima foi socorrida para o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiu e faleceu. A Policia Militar foi acionada e realiza buscas pelos suspeitos, ainda não identificados. A causa do homicídio será investigada pela Polícia Civil. Esse foi o segundo assassinato registrado no fim de semana no município de Ipiaú. No sábado, a tarde, um homem foi encontrado baleado numa roça de cacau e não resistiu aos ferimentos (ver aqui). A vítima era natural de Ilhéus e tinha passagens pela polícia. (Giro Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

PM prende casal por posse de entorpecentes Ipiaú

Em mais um brilhante trabalho desenvolvido pela Polícia Militar de Ipiaú prendeu um casal por tráfico de drogas. Por volta das 13h00min, dessa Quinta-feira (19), a Central de operações da 55°CIPM, foi informada através do 190, sobre tráfico de drogas na Rua C do Bairro São José Operário em Ipiaú. Uma guarnição da 55° CIPM/PETO deslocou ao endereço informado na denúncia anônima e ao proceder a devida busca foi encontrada no imóvel uma bolsa feminina contendo uma porção de substância analóga a Cocaína, e no fundo do imóvel foi encontrada (01) uma Peteca de substância também análoga a cocaína. A Polícia apreendeu e apresentou na delegacia territorial de Ipiaú a peteca e a porção aparentando ser de cocaína além da Sra. Gilvania Ferreira Costa e o Sr. Valdemir Jesus Santos, vulgo Cesar, que tentou fugir pelos fundos da residência dispensando a droga. O casal ficou a disposição da justiça que deverá tomar as medidas cabíveis ao caso. (Amarelinho Notícias)

FacebookTwitterGoogle+Share

Ipiaú: Polícia Militar realizou mais uma operação Paz no Trânsito

Das 14:00h às 20:00h de ontem, na Rua Tomé de Sousa (nas proximidades da Praça do Cinquentenário) em Ipiaú, a Polícia Militar realizou mais uma operação denominada de “Paz no Trânsito”. Foi usado um efetivo de 13 policiais, 01 viatura e 02 motocicletas pertencentes a 55°CIPM e contando com ajuda de 05 servidores do DETRAN. Segundo a PM, durante a operação, entre motos, caros e caminhões, 458 condutores foram parados. E ainda segundo dadoas da 55° CIPM foram feitas 42 autuações, 04 certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) e 01 CNH (carteira nacional de habilitação) foram apreendidas. Ainda como resultado na operação Paz no Trânsito, 32 veículos foram removidos emas ninguém precisou ser levado à delegacia territorial de Ipiaú. Segundo o Major PM Jocevã, comandante da 55° CIPM, a Polícia Militar em Ipiaú fará outras operações como esta. (Amarelinho Notícias)

FacebookTwitterGoogle+Share

Publicado edital de licitação da reforma do Centro de Abastecimento de Ipiaú

A CAR (Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional) publicou nesta quinta-feira (19) o edital de licitação para a obra de recuperação, requalificação e ampliação do Centro de Abastecimento José Motta Fernandes, em Ipiaú. A concorrência vai acontecer no dia 23 de maio. Os interessados podem encontrar o edital e mais informações no site www.car.ba.gov.br. A notícia foi comemorada pelo deputado estadual Eduardo Salles, que criticou quem torce contra o desenvolvimento do município. “Não adianta, por motivos mesquinhos e eleitoreiros, ficar torcendo e desinformando a população dizendo que a obra não vai sair”, desabafou o parlamentar. “Estou muito contente com a publicação do edital porque os recursos estão garantidos e quando o serviço ficar pronto a população vai ter acesso a um centro de abastecimento com muito mais conforto e higiene”, acrescentou Eduardo Salles.  obra de reforma do Centro de Abastecimento foi anunciada pelo governador Rui Costa no ano passado em visita ao município. “Mesmo neste momento de dificuldade, o governo estadual, a prefeita Maria Mendonça, nossos vereadores e secretários e todo o grupo político têm trabalhado muito e conseguido importantes conquistas à população”, lembra o deputado estadual. Eduardo Salles cita o Ponto Cidadão e a reforma da BA-120 como obras de infraestrutura que foram importantes para Ipiaú. (Giro Em Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Enfim, Leonardo Davi é submetido a cirurgia do coração

Se fosse uma partida de futebol poderíamos dizer que o gol da vitória foi marcado nos acréscimos do segundo tempo. No dia em que completou três meses de vida, o pequeno Leonardo Davi, enfim, foi submetido a cirurgia cardiovascular. A informação foi confirmada ao GIRO por Sandra Almeida – mãe do bebê. Ela conta que após o quadro da criança se agravar no final de semana, o seu filho foi transferido no domingo a noite para o Hospital Ana Nery. Sandra afirma que só soube que a cirurgia seria realizada hoje, momentos antes da operação. O processo cirúrgico teve início no período da manhã desta segunda-feira (16) e foi concluído por volta das 15h. “Estou muito feliz. Graças a Deus e ao apoio de todos que me ajudaram, meu filho conseguiu ser operado. Agora estamos aguardando e torcendo pela recuperação dele”, disse Sandra. Leonardo estava internado no Hospital Martagão Gesteira, desde a última quinta-feira (12), quando foi transferido do Hospital Geral de Ipiaú, numa UTI Móvel. Há mais de um mês ele aguardava a regulação para ser submetido a um processo cirúrgico no coração. Segundo informações da família, o médico que acompanhava o caso teria dito que a cirurgia deveria ser realizada até os três meses de idade. Após esforços da imprensa, políticos e justiça, o garoto conseguiu ser transferido para a unidade hospitalar em Salvador. (Giro Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura de Ipiaú fortalece as ações humanitárias com o programa da sopa

A prefeita Maria das Graças, juntamente com a secretária Nena Costa e a equipe da Secretaria de Ação Social estiveram na tarde deste sábado, 14, no Bairro Irmã Dulce em gesto humanitário distribuindo sopa para as famílias mais carentes da comunidade. Esse programa faz parte do projeto de acolhimento social do governo participativo do município de Ipiaú. É a prefeitura trabalhando para melhorar e acolher a vida das famílias ipiauense. (ASCOM/Prefeitura Municipal de Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Ipiaú: Mini-trio tomba e deixa ao menos 3 feridos

Um acidente no início da noite desse sábado (14), no Caminho 20 do bairro ACM, deixou ao menos três feridos. Segundo apurou o GIRO no local, uma caminhonete usada como mini-trio subia a ladeira da rua, quando o veículo perdeu força e desceu de ré, tombando em seguida.  Seis pessoas estavam em cima da estrutura de som montada sobre o veículo. Uma jovem identificada como Micaele Souza da Silva sofreu um corte na região do tornozelo. Outras duas pessoas, reclamando de dores, foram atendidas por equipes do Samu, sendo encaminhadas para o Hospital Geral de Ipiaú. Um pedestre ficou em estado de choque e também foi atendido. As vítimas fazem parte do grupo Vinde Jovem, e estavam fazendo a propaganda da Puxada Católica, a realizar-se neste domingo em Ipiaú. O evento acontece anualmente e costuma atrair milhares de jovens. (Giro Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Ipiaú: Bebê com problema no coração é transferido para hospital em Salvador

O pequeno Leonardo Davi, prestes a completar três meses de vida, vítima de um grave problema no coração, conseguiu a tão esperada regulação e foi transferido na madrugada desta quinta-feira (12), para o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. A informação foi confirmada ao GIRO pelo diretor do Hospital Geral de Ipiaú, João Henrique Almeida. Davi foi transferido na companhia da mãe numa UTI móvel. A previsão de chegada na unidade hospitalar de Salvador é para às 09h. Ainda hoje a criança deve passar por novos exames. Na noite dessa segunda-feira, a Comarca de Ipiaú atendeu ao pedido do MP e determinou o prazo de 48h para que o governo estadual providenciasse a regulação. A SESAB havia informado que Davi era prioridade e aguardava apenas o surgimento de um leito. Internado há mais de um mês no Hospital Geral de Ipiaú, Davi luta contra o tempo para que seja submetido a uma cirurgia cardiovascular. Conforme informou, Sandra Almeida, mãe da criança, o médico que acompanha o caso teria advertido que a cirurgia deveria ser realizada antes do bebê completar os três meses. A data final é a próxima segunda-feira, dia 16 de abril. O caso de Davi, divulgado pelo GIRO na segunda-feira ( ver aqui), ganhou grande repercussão no estado e mobilizou os gestores dos municípios de Ubatã, onde reside a família, e Ipiaú, onde a criança estava internada. Populares de Ipiaú e cidades vizinhas fizeram doações. Nossa reportagem continuará acompanhando o caso. (Giro Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura recebe projeto executivo do Distrito Industrial de Ipiaú

A prefeita Maria das Graças, juntamente com o Deputado Eduardo Salles, participaram da reunião com o Diretor de Desenvolvimento Industrial da SUDIC, João Álvaro, cujo a pauta em destaque foi o Distrito Industrial de Ipiaú e o desenvolvimento econômico para o município. Na ocasião, foi recebido o projeto executivo do distrito, solicitado pela prefeita em 2017. A equipe da SUDIC, sinalizou que este é um dos projetos executivos com maior viabilidade já elaborados pelo Governo do Estado, em função das características facilitadoras do município, por se tratar de infraestrutura e logística disponível. Podemos lembrar que no governo do Ex-Prefeito José Mendonça essa foi uma pauta muito importante na sua gestão. “Ipiaú está crescendo rumo ao desenvolvimento e buscarei muito mais para melhorar a vida da família Ipiauense”, relata a prefeita Maria. (ASCOM/PMI)

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura de Ipiaú realizará audiência publica para discutir a LDO 2019

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, convida a Família Ipiauense para participar da Audiência Publica, sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentarias para o exercício 2019, amanhã dia 10 de abril, as 09h no Plenário da Câmara de Vereadores do Municipio de Ipiaú. (Ascon/PMI)

FacebookTwitterGoogle+Share

Ipiaú: Prefeitura distribuiu 5 toneladas de peixe para a população carente

A tradicional entrega do peixe da Semana Santa, contempla a ceia da população mais carente. A Prefeitura Municipal de Ipiaú através da Secretaria de Assistência Social distribuiu cinco toneladas de peixe para a população carente. A distribuição teve iniciou na terça-feira, 27, na sede do município e concluiu no final da tarde de ontem, quarta-feira, na zona rural. Milhares de famílias foram beneficiadas, cada uma recebeu entorno de três quilos do pescado que é indispensável nesse período. A prefeita Maria das Graças e a secretária Nena Costa, da Assistência Social, firmaram o propósito de garantir o alimento e manter a tradição cristã. “O importante foi compartilhar deste momento especial com a população, proporcionando aos mais carentes a condição de usufruir deste alimento para a Semana Santa”, comentou a prefeita. (Ascom / PMI)

FacebookTwitterGoogle+Share

Ipiaú: Caminhonete e motocicleta são atingidas por carro em semáforo

Na tarde desse sábado (24), por volta das 13h30, uma picape Ford Currier, placa de Jitaúna, colidiu nas traseiras de uma caminhonete e de uma motocicleta. Os veículos atingidos estavam parados no semáforo da Avenida Presidente Tancredo Neves, em frente a Fiat Disvel. O condutor da moto, morador do Sítio do Pica Pau, sofreu escoriações leves e reclamava de dores nas costas. Segundo informou o parente do motociclista, o Serviço de Unidade Móvel de Urgência foi acionado, mas a ambulância estava em outra ocorrência. A caminhonete, placa de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, era ocupada por cinco pessoas. Ninguém ficou ferido. O motorista da picape Courier, disse que o sistema de freios do veículo apresentou defeito. “Apenas uma roda freou”, contou. Apesar de parte da frente e o parabrisa da picape ficarem danificados, o condutor sofreu apenas aranhões em uma das mãos.  A Polícia Militar registrou a ocorrência. Esse foi o segundo acidente no local. Por volta das 08h30 deste sábado, uma motocicleta colidiu na traseira de um automóvel modelo Focus, que também estava parado no sinal. (Giro Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Carros colidem em curva na BR-330, em Ipiaú

Dois carros colidiram em uma curva nas imediações da entrada da Região dos Bois, distante de Ipiaú cerca de 6 km. O acidente foi registrado por volta das 12h30 desse sábado (24). O automóvel modelo Ethios, de cor preta, placa de Itabuna, seguia sentido Jequié, quando colidiu em um Fiat Ideia, placa de Itabuna, que trafegava no sentido Ipiaú. O acidente ocorreu após um dos condutores perder o controle da direção do veículo na curva. Os carros eram ocupados apenas pelos motoristas. Ninguém ficou ferido. Esse trecho da BR-330 (entre Ipiaú e Palmerinha) tem sido o que mais vem registrando acidentes nos últimos meses, quase a totalidade deles ocorre quando a pista está molhada. Populares acreditam que o local possui resquícios de óleo diesel, o que seria a principal causa dos acidentes. (Giro Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura de Ipiaú e governo do estado promoverão a caravana da justiça no município

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, juntamente com o Governo do Estado através da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, trazem para Ipiaú a Caravana da Justiça Social, que acontece nesta segunda feira, 26, no Colégio Municipal Celestina Bittencourt, a partir das 09 h.  Serão ofertados diversos serviços gratuitos a disposição da população, como; Emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiências, Certidão de Nascimento e Casamento, Orientação Jurídica, Atendimentos de Saúde.  Este evento coordenado pela Secretaria de Ação Social do município, tem como objetivo fortalecer as Políticas Públicas da Justiça Social e Direitos Humanos. A Caravana ainda promove os diálogos com a juventude, através de palestras sobre Protagonismo Juvenil e Programa Identidade Jovem, com a participação do Secretário Estadual Carlos Martins e a Prefeita Maria das Graças, que na oportunidade farão a entrega de 16 instrumentos musicais para a Fanfarra do município, esse momento acontecerá no CETEP – Médio Rio das Contas. Ainda no mesmo dia, acontece Audiência Pública sobre o tema do Programa Bolsa Família, na Câmara Municipal de Ipiaú.  É a Prefeitura de Ipiaú, trabalhando para melhorar a vida da família Ipiauense. Governo Participativo. ASCOM (Prefeitura Municipal de Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura de Ipiaú acelera serviços de limpeza de galerias e recuperação do piso da cidade

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Infraestrutura, vem desenvolvendo um criterioso trabalho de recuperação da pavimentação da cidade e limpeza de galerias de esgotos e canais de macro-drenagem, além de outros procedimentos fundamentais ao bem estar da população. Somente neste mês de março foram desobstruídos mais de 35 pontos de esgoto e recuperados 550 metros quadrados de calçamento. Os serviços estão sendo desenvolvidos pela Diretoria de Obras, coordenada pelo técnico Solon Gonçalves que detém muita experiência no setor. Um dos pontos principais da intervenção tem sido o canal de macro-drenagem da Rua Amâncio Felix, no Bairro da Democracia, que se estende por 140 metros e se encontrava praticamente obstruído por grande quantidade de resíduos sólidos.

A obra contribuirá para minimizar o problema de alagamentos na Rua do Honório, trecho próximo ao Supermercado de Paulo. Na primeira fase da operação, em uma extensão de apenas 30 metros, foi removida uma grande quantidade de resíduos (pneus, garrafas pet, latas), restos de moveis e outros materiais que obstruíam o fluxo da água. Ao longo do tempo o canal ganhou características de rede de esgoto, fato que atrapalha a sua real função. Diversas casas foram construídas sobre a laje de cobertura do canal. Isto dificulta o serviço que vem se processando manualmente e de maneira gradativa. Serviços de drenagem e consertos de esgotos também foram efetuados em outros pontos da cidade.
Pavimentação – Trechos da pavimentação urbana que se encontravam comprometidos por uma série de fatores estão sendo recuperados pela Diretoria de Obras. Dentre estes estão os localizados no Alto da Bela Vista (inicio da ladeira), na região do Centro de Abastecimento,  acesso para Ibirataia, assim como na  Rua Eduardo Tavares, no Bairro São José Operário, e na Avenida João Durval Carneiro, proximidades do Hospital do Estado. A chamada “Operação Tapa-Buraco” terá continuidade por tempo indeterminado. A pretensão da prefeita Maria das Graças é manter o piso da cidade em boas condições e promover a pavimentação de diversas localidades que se encontram sem calçamento. Na última terça-feira ela assinou contratos com a Caixa Econômica Federal para a pavimentação de ruas nos bairro Santa Rita e Popular. Os recursos decorrem de emendas do deputado Mario Junior e totalizam quase R$ 738 mil.(Giro Em Ipiaú Com informações da ASCOM/Prefeitura Municipal de Ipiaú)
FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura de Ipiaú iniciou projeto saúde na feira

A Prefeitura de Ipiaú, está levando saúde para mais perto da população, com o projeto “Saúde na Feira”, que prestou atendimentos nesta sexta-feira, 23, no Centro de Abastecimento José Motta Fernandes. Nessa primeira edição do projeto, a Secretaria de Saúde teve o objetivo de promover campanhas de prevenção e de diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis como, Sífilis, HIV, Hepatite e doenças imunopreveníveis, além de aproximar a população dos diversos serviços de vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.  Os feirantes e comerciantes do centro de abastecimento, marcaram presença durante todo o período da manhã e foram atendidos pela equipe de saúde. Também no evento foram abordados diversos temas em palestras com os profissionais da saúde e os participantes presentes, dentre os assuntos, “A Importância de Não Comercializar Carnes Clandestinas”, “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos”, “A Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, “Como Evitar e Notificar Acidentes de Trabalho” e “Cuidados para Prevenir Infestação do Mosquito da Dengue”.  Essa é mais uma ação de garantia ao cidadão das políticas públicas municipais, proporcionando assim, uma melhor condição de vida para a família Ipiauense. ASCOM (Prefeitura Municipal de Ipiaú – Governo Participativo)

FacebookTwitterGoogle+Share

Ipiaú: A Prefeita Maria das Graças assina contratos com a Caixa Econômica

A Prefeita Maria das Graças assina contratos com a Caixa Econômica para firmar o recebimento da verba de emenda parlamentar do Deputado Federal Mário Junior. Os valores para os investimentos de melhorias são de R$ 245.850,00 para pavimentação do Bairro Santa Rita e R$493.100,00 para ruas do Bairro Popular. O governo trabalha para melhorar a vida do povo.

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura de Ipiaú realiza obras de duas quadras poliesportivas

Na ultima quarta-feira, 14, foram reiniciadas pela atual gestão municipal as obras de construção de duas quadras poliesportivas que estavam interrompidas desde novembro de 2013, devido pendências da administração passada. Elas estarão concluídas num prazo médio de seis meses. Os recursos para a realização são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a execução está a cargo da empresa Cronnus Metalurgica que na gestão do ex-prefeito ameaçou retirar a estrutura metálica de sustentação da cobertura de um dos equipamentos, alegando falta de pagamento. Juntos os dois empreendimentos estão orçados em torno de R$ 1 milhão. Depois de desentravar as pendências de contrapartida do município que não foram cumpridas pelo seu antecessor, a prefeita Maria das Graças determinou o inicio imediato dos serviços.

O município vem investindo recursos próprios na adequação dos terrenos, inclusive com ações de taludamento . As quadras estão localizadas no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em anexo ao Colégio Leovicia Andrade e na Rua da Pedreira, proximidades do sítio Engraçadinho. (ASCOM/Prefeitura Municipal de Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura resolve problema histórico de falta de àgua em Córrego de Pedras

A Prefeitura Municipal de Ipiaú junto com o Governo do Estado , através da CERB (Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia) realizou na última semana a perfuração de um poço artesiano na localidade de Córrego de Pedras . Após o estudo geofísico que definiu o local da perfuração em direção ao aquífero foram iniciados os trabalhos preparatórios para a execução da obra que contará com mais de 4 km de tubulação de 114 mm de diâmetro e outros equipamentos. A vazão do poço foi calculada em 27 mil litros de água por hora. Nos períodos de estiagem prolongada a população de Córrego de Pedras sofre com a falta de água e isso exige abastecimento através de carros pipas ou outros metros pouco eficazes. Com a perfuração do poço artesiano o problema sofrerá uma significativa redução.

A prefeita Maria das Graças vem se movimentando no sentindo de buscar recursos que resultem em um abastecimento mais eficaz e seguro. A Secretária de Agricultura e meio Ambiente do Município de Ipiaú informou que também serão perfurados poços artesianos nas localidades do Cajueiro,“Passa com Jeito”e Horta Comunitária. O beneficio se estenderá pelas regiões Tinguí e Bom sem Farinha, Braço Pequeno e Sapucaia. Na Fazenda do Povo a obra do serviço de abastecimento de água através de poço artesiano está em fase de conclusão. O conjunto da obra reúne nove pontos de abastecimento. Nessa parceria com o Governo do Estado a Prefeitura de Ipiaú vem construindo ramais de acessos para os locais dos poços e dando todo o apoio logístico necessário. (ASCOM PMI)

FacebookTwitterGoogle+Share

Prefeitura de Ipiaú continua os trabalhos na fazenda do povo

Para minimizar o problema da escassez temporária de água potável no distrito de Córrego de Pedras, a Prefeitura Municipal de Ipiaú conseguiu junto ao Governo do Estado , através da CERB (Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia)a perfuração de um poço artesiano na localidade. Após o estudo geofísico que definiu o local da perfuração em direção ao aquífero foram iniciados os trabalhos preparatórios para a execução da obra que contará com mais de 4 km de tubulação de 114 mm de diâmetro e outros equipamentos. A vazão do poço foi calculada em 27 mil litros por hora. Nos períodos de estiagem prolongada a população de Córrego de Pedras sofre com a falta de água e isso exige abastecimento através de carros pipas ou outros metros pouco eficazes. Com a perfuração do poço artesiano o problema sofrerá uma significativa redução.
A prefeita Maria das Graças vem se movimentando no sentindo de buscar recursos mais que resultem em um abastecimento mais eficaz e seguro. A Secretária de Agricultura e meio Ambiente do Município de Ipiaú informou que também serão perfurados poços artesianos nas localidades do Cajueiro,“Passa com Jeito”e Horta Comunitária. O beneficio se estenderá pelas regiões Tinguí e Bom sem Farinha, Braço Pequeno e Sapucaia. Na Fazenda do Povo a obra do serviço de abastecimento de água através de poço artesiano está em fase de conclusão. O conjunto da obra reúne nove pontos de abastecimento. Nessa parceria com o Governo do Estado a Prefeitura de Ipiaú vem construindo ramais de acessos para os locais dos poços e dando todo o apoio logístico necessário. (ASCOM PMI)

FacebookTwitterGoogle+Share

IIIª edição do Festival do Chocolate de Ipiaú já tem data definida

Evento acontece na Praça Rui Barbosa (Foto: Arquivo/Giro Ipiaú)

O Território Médio Rio das Contas (TMRC), através do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), juntamente com Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio das Contas (APROC), Prefeitura Municipal de Ipiaú e a Ceplac realizarão mais uma edição do Festival de Chocolate. O evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril, na Praça Rui Barbosa, com muitas atrações, a exemplo de shows musicais, gastronomia e palestras com temas focados na verticalização como estratégia de fortalecimento da economia, tendo como base, a cacauicultura de forma sustentável e agroecológica. Mais de 25 empresas já confirmaram participação no festival. Os organizadores estão se movimentando para garantir uma grande atração musical, com apoio da Bahiatursa e das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural-SDR- e Ciência e Tecnologia. Paralelo ao Festival do Chocolate acontecerá o 5º Agrocacau. (Giro Em Ipiaú)

FacebookTwitterGoogle+Share

Deputado Federal Mário Jr. esteve em Ipiaú e falou pela 1ª vez sobre acusações de corrupção contra ele

A prefeita de Ipiaú Maria das Graças recebeu em Ipiaú na Manhã e tarde deste sábado (10) a visita ilustre do Deputado Federal Mário Negromonte Júnior (PP). Na oportunidade, o Deputado falou com a imprensa e divulgou uma série de emendas parlamentares de sua autoria destinadas a Ipiaú a pedido da prefeita; tais como calçamento de ruas a muito tempo exigidas pela população, ambulância para o SAMU, ambulância para o município e construção de casas populares pelo projeto minha casa minha vida. Perguntado pelo repórter Taffarel Miranda do Amarelinho Notícias, o Deputado falou pela primeira vez sobre o processo movido contra ele pelo Ministério Público Federal pelo crime de corrupção passiva. Visivelmente emocionado, Mário Jr. que teve esse processo arquivado por unanimidade pelo STF, disse que teve sua vida completamente investigado pela Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público e o STF. A íntegra desta entrevista com o deputado você poderá acompanhar Segunda-feira no Jornal Notícias em Foco na Ipiaú FM a partir das 08:00h e às 12:00h no Jornal Enfoque Geral da Ubatã FM. (Amarelinho Notícias)

FacebookTwitterGoogle+Share

Gazo Brandão explicou porque retirou sua pré candidatura a Deputado Estadual

O radialista Amarelinho recebeu desta quinta-feira pela manhã no programa Notícias Em Foco da Ipiaú FM o ex-vereador pela cidade Ipiaú Gazo Brandão. Em entrevista ao programa, Gazo disse que o desgaste físico e mental além da falta de dinheiro para competir com os demais candidatos ao cargo de Deputado Estadual foram os motivos pelos quais ele decidiu em comum acordo com seus amigos e familiares desistir da pré candidatura. O ex-vereador também reinterou seu total apoio à candidatura de Sandro Régis para a Assembléia Legislativa da Bahia e a ACM Neto que no final da manhã de hoje confirmou sua candidatura ao governo do estado da Bahia na convenção Nacional do DEM. Em 2014, Jaldo Coutinho Brandão Gazo Brandão foi candidato a vereador na cidade Ipiaú em 2008 quando foi eleito como o mais votado da cidade. No ano de 2012 voltou a figurar entre os mais votados mas, não conseguiu a reeleição. Em 2014 se aventurou como candidato a Deputado Estadual pelo Partido Verde e em sua cidade obteve 4.713 votos (0.07%) mas, não foi eleito. Gazo novamente se candidatou ao cargo de Vereador na cidade de Ipiaú em 2016 e apesar de ter recebido uma votação expressiva não conseguiu se eleger. Ainda na entrevista desta quinta-feira, o atual vereador pela cidade de Ipiaú Robson Moreira (DEM) anunciou a filiação de Gazo Brandão ao seu partido. (Amarelinho Notícias)

FacebookTwitterGoogle+Share

Chuva forte volta a mostrar velhos problemas nas ruas de lpiaú

Nas imediações do Budegão o problema parece ser pior a cada chuva forte

A forte chuvas que caiu no final da tarde desta quarta feira em Ipiaú com era de se esperar trouxe raios, trovões e deixou exposto velhos problemas inssolucionáveis pela cidade. Ruas e praças alagadas e carros quase submersos foram registrados pelas lentes do Amarelinho Notícias. praça do Cinquentenário, Rua Manoel Sousa Chave ( Bairro Aloísio Conrrado), Rua Vicente Júlio Aragão (Em frente ao Budegão), parte baixo do Residencia ACM, Rua Carlos Borges de Sousa (Nova Conquista) e Rua do Cruzeiro (Rupiada) são algumas localidade onde moradores e comerciantes sofrem com os estragos calsados pelas chuvas. (Amarelinho Notícias)

FacebookTwitterGoogle+Share